domingo, 30 de setembro de 2012

Semana das Licenciaturas na Universidade


Salve, Salve!

Hoje iremos falar sobre a Semana de Licenciaturas que ocorre em todos os semestres na nossa Universidade.

Todas as turmas do Curso de Letras foram incumbidas de apresentar algo relacionado a matéria do semestre.  No segundo ano do curso estávamos estudando sobre os períodos literários, tanto em Portugal como no Brasil, o que gerou o tema da nossa sala: Navegando pelos mares Literários.
Teríamos que apresentar então, uma viagem cronológica de todas as Escolas Literárias nos dois países, iniciando no período do Quinhentismo e finalizando no Modernismo.

Os visitantes que entravam na sala de aula que decoramos eram conduzidos pelo nome de cada Escola, escritas em cartolinas coloridas e amarradas em barbantes, sendo o lado direito da foto (a lousa) a parte brasileira, e a esquerda, a parte portuguesa.
A sala foi recheada de  trechos de grandes obras, poemas,  pinturas, biografias de autores e outras características de vários movimentos literários.

O nosso grupo ficou encarregado dos títulos: Barroco e Arcadismo.
No Barroco, focalizamos na maior característica dessa Escola, que é a oposição, ou seja, preto e branco, luz e sombra, céu e terra, deixando essas palavras colocadas na parede para que o público, no geral, pudesse analisar esses fatores, incluindo a religiosidade pertinente para com a escola literária.
No Arcadismo, decoramos o chão da sala com papel crepom para representar a natureza e os campos, que eram muitos destacados naquela época.

E para finalizar, no dia da exposição representamos o país Portugal com roupas típicas, a fim de convidar todos a participarem dessa viagem ao mundo literário.


Vale lembrar nossa companheira Gabi e o poeta: "Longas amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias". (William Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário